quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Batismo

Como dar nome a um filho? Difícil escolha, muitos esperam o nascimento para ver com que nome se parece, outros fazem homenagens, outros fazem pesquisas e também tem aqueles que já gostam do nome há muito tempo. Com um projeto é parecido. Será que o nome que escolhermos será a cara do documentário?
No início queríamos escolher o nome do filme quando estivesse pronto, como se fosse a cereja do bolo. Mas a entrega do pré-projeto nos fez precipitar essa escolha ja que não poderia ser apresentado sem um nome. Já havíamos pensado em algumas hipóteses e durante uma viagem que fiz à Araçatuba naquela semana de entrega também anotei algumas possibilidades, mas nada que fosse "a cara" do documentário. De volta, dia em que fui de mala e cuia para nosso "QG" improvisado finalizar 30 páginas de projeto, precisávamos de um nome.

As três davam sugestões, algumas até engraçadas, mas nada que se encaixasse. Resolvi então pegar um dos muitos livros espalhados pela mesa e abrir em uma página qualquer para ver qual palavra o olho bateria primeiro. Abri e vi a palavra "caminho". Aquilo ficou em nossa cabeça. A palavra caminho (do latim camminu), significa trajetória, rumo, direção e destino, assim como histórias de vida que são envolvidas também por trajetórias, rumos, direções e destinos. A palavra era então muito boa, precisava apenas de um complemento. Como nosso tema é fé e na igreja messiânica a palavra inscrita no ohikari (medalha usada pelos membros que lhes permite ministrar johrei) é o kanji de "luz", acreditamos que as vidas dessas pessoas que buscávamos eram envoltas pela palavra luz, cada uma em seu caminho. Nascia assim "Caminhos de Luz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário