quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Começo de um projeto de vida...

Caminhos de luz é o fim de um período de quatro anos do curso de jornalismo de três sonhadoras e o começo de uma carreira de três jornalistas que desejam acima de tudo mostrar à sociedade as pessoas em suas formas mais singulares... Pessoas diferentes mas especiais, que tem histórias para contar; protagonistas de realidades tão bonitas mas desconhecidas.

O tão temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é um trabalho árduo, exaustivo, cronometrado e cheio de pedras no caminho. O formato escolhido, documentário, tornou tudo ainda mais complicado. Como é difícil ser jornalista documentarista. Tudo vai muito além do que dizia Glauber Rocha "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça".

O planejamento, que começou no fim de fevereiro deste ano, determinou nosso tema e objetivo: mostrar vidas de pessoas anônimas que tiveram as vidas transformadas pela fé. O recorte: a Igreja Messiânica Mundial do Brasil! Com mais de 300 mil membros no Brasil e mais de 2 milhões de frequentadores e simpatizantes no país, a religião de origem japonesa e que é difundida no mundo todo, é anônima na mídia impressa e televisiva. Conhecida pelo método do Johrei (transmissão da luz de Deus pelas mãos) e pelos constantes milagres, a religião fundada por Mokiti Okada (1882 - 1955) cresce a cada dia no país que é predominantemente católico e com forte influência protestante.

Com o intuito de mostrar ao público uma das novas religiões orientais e agregar aspectos desconhecidos da cultura brasileira, eu Fernanda Silvestre, Janaina Oliveira e Mauren Miranda, partimos em busca de personagens que tenham na fé sua maior fonte de vida, mostrando tudo isso em uma visão jornalística e de interesse público. Aplicando um dos conceitos fundamentais do jornalismo que aprendemos logo quando ingressamos na faculdade "Dar voz aos que não tem voz".

Temos certeza de que será uma grande e emocionante jornada!!!

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário