Depois de estudar bem o tema e nossos objetivos, demos início ao pré projeto, que seria avaliado por professores e coordenadores especialistas em comunicação, com o intuito de analisar a viabilidade do tema e do projeto dentro do curso de jornalismo. Com a orientação do jornalista Wagner Belmonte, iniciamos a pesquisa bibliográfica e do referencial teórico que dá base e sustentabilidade ao tema, tanto no âmbito da religião, quanto do jornalismo. Autores como Émile Durkheim, Jacques Derrida, Hans Hürgen Fraas e Rubem Alves, além é claro do fundador da Igreja Messiânica, Mokiti Okada são os referenciais explicativos da religião no âmbito da crença em si, como também no aspecto sociológico e psicológico da fé.
A fundamentação jornalística fica por conta de livros como "Os Elementos do Jornalismo" de Bill Kovach e Tom Rosenstiel, ícones do jornalismo americano, "Páginas Ampliadas" de Edvaldo Pereira Lima e "Teoria do Jornalismo" do maior nome do jornalismo brasileiro, José Marques de Melo. Como documentaristas estreantes foi fundamental também a presença da bibliografia técnica do documentário, com os livros "Roteiro de Documentário - da pré produção à pós produção" e "O documentário de Eduardo Coutinho".
Traçando o projeto detalhadamente, destacando a importância da cobertura da fé messiânica, com orientações semanais e tendo a preocupação de produzir um material jornalístico e imparcial e não institucional, finalizamos o pré projeto no dia 31 de maio, após muita correria, noites acordadas e reuniões na sala que mais parecia uma redação de jornal naqueles dias...
Com o projeto entregue fomos sabatinadas no dia 14 de junho por um jornalista, professor da faculdade e o coordenador geral da instituição, além de nosso orientador. Após quinze minutos de apresentação e 1 hora de questionamentos, o projeto foi autorizado com aprovação máxima por unanimidade. Alívio momentâneo e portas abertas pro documentário. Era só o começo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário